Atividade
Concebemos, desenvolvemos e implementamos dispositivos médicos tecnológicos numa sinergia única entre Engenharia e Saúde, criada por profissionais com grande experiência. Para tal, dispomos de uma equipa multidisciplinar, com experiência e conhecimentos nas áreas de engenharia mecânica, biomecânica, eletrotécnica e informática com uma sólida experiência em instrumentação, controlo de sistemas e robótica.
Estas competências, aliadas a importantes sinergias desenvolvidas na área da saúde, permitem à Sensing Future definir especificações técnicas e desenvolver dispositivos médicos inovadores, flexíveis e modulares.
ID&I
Numa estratégia sustentada de aperfeiçoamento e alargamento das suas competências, a Sensing Future integra e está aberta a participações em projetos de Investigação, Desenvolvimento & Inovação (ID&I), através de parcerias com consórcios nacionais e internacionais, nomeadamente entidades de ensino superior, clínicas, centros médicos, institutos e empresas no âmbito do Portugal 2020 e Horizonte 2020.
Promotores
Pedro MendesMestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra, desenvolveu diversos trabalhos na área da biomecânica e na conceção de dispositivos médicos. É responsável pela acção comercial e marketing. |
ControlarA Controlar, representada por Fernando Leite, é uma empresa de referência em automação, eletrónica e sistemas. A sua estratégia de expansão concretizou-se na entrada em duas empresas espanholas de automação, nas áreas aerospacial e militar, e atualmente na Sensing Future na área da saúde. |
História
A história da Sensing Future tem início em 2009, com a participação dos seus promotores, Carlos Alcobia, Luís Ferreira e Pedro Mendes, no 6º Poliempreende – Projetos de Vocação Empresarial, onde viriam o conquistar o 1º lugar a nível nacional.
Na sequência de contactos efetuados com entidades conhecedoras do mercado, a empresa Controlar – Electrónica Industrial e Sistemas, Lda., seria integrada no projeto, revelando-se fulcral para a constituição da start-up.
Constituída em Dezembro de 2011, a Sensing Future está vocacionada para a criação de dispositivos médicos tecnológicos para terapia e reabilitação física.
Fisicamente incubada a partir de 2012 na Incubadora de Empresas do Instituto Pedro Nunes, a Sensing Future reúne, entre competências técnicas, know how corporativo e espírito inovador, as condições necessárias para desempenhar um papel precursor e decisivo no âmbito do Health Care & Medical Solutions.
A inserção da Sensing Future na Região Centro potencia uma rede privilegiada de contactos no setor da saúde, nomeadamente profissionais e instituições de ensino ligados à Universidade de Coimbra, ao Centro Hospitalar de Coimbra, à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e à Universidade de Aveiro.